13.12.05

A paixão

Nunca pensei como seria sair de Coimbra...
Saí de lá 30 anos depois de ter vindo ao Mundo.
Quem me conhecia sempre dizia: "nunca hás-de sair daqui, não tens coragem!!!" e no fundo, no fundinho, também eu duvidava dessa minha capacidade.
Porquê?
Porque sou um apaixonado, porque foi lá que cresci, em tamanho e em dimensão humana, grande escola de vida, Coimbra!!!
Nos bancos da escola aprendi a ler, a escrever, a contar, a desenhar (embora neste caso, mal, muito mal...), nos bancos do recreio e mais tarde nos bancos dos cafés, ou dos bares aprendi a partilhar, a conviver, a ser mais humano, mais Homem.
Chorei e ri tantas vezes nesses anos todos, mas ainda hoje posso dizê-lo com toda a certeza, benditas as gargalhadas e benditas as lágrimas que soltei...
E por incrível que pareça chegou o dia...o dia de me vir embora, fui viver para outra terra, não tão distante assim é verdade, mas o suficiente para deixar de ver, todos os dias, a luz, o sol o briho que só aquela cidade consegue irradiar... aos estudantes, a Universidade, o Mondego...
Mas não posso lá deixar de ir muito tempo, falta-me respirar aquele ar... preciso de Coimbra para os pulmões, serei um "Coimbrodependente"??' Acho que não, sou só mais um apaixonado por Coimbra!!!! E tu??

<