19.12.05

Fui às compras...de Natal??


Estive em Coimbra no sábado passado... Está bonita a cidade, cheira a Natal!
Não sou um acérrimo crítico do Natal, é uma época que me inspira, me dá boas vibrações, talvez por isso me tenha feito confusão algo que me aconteceu.

Fui às compras!! Não sou um "louco consumista", mas acho que fico "doididnho" por oferecer algo, dar sempre foi uma das minhas maiores alegrias, no Natal então há mais um pretexto.

O Festival consumista destes dias é uma realidade e o aproveitamento comercial, então... e é por aí que eu quero ir!

Era eu "pequenino" e passava um dia inteiro nas Baixa coimbrã, a dar voltas e voltas atrás da minha mãe, ajudando-a a carregar os saquinhos e a fazer as últimas compras.

As últimas ou as únicas, porque estamos a falar do tempo em que a Baixa era o polo comercial de exclência e aquelas ruas ficavam atolhadas de gente, tal qual formigas num carreiro... encontrão aqui, encontrão ali. Todos lá iam, e o Natal era também a "Baixa", as lojas estavam cheias, as iluminações davam cor e as músicas de Natal ecoavam de rua em rua.

Hoje é tão diferente, não fui à Baixa assumo a minha traição, e se calhar bem arrependido fiquei, porque hoje as pessoas enchem os centros comerciais, é natural, está tudo ali à mão... mas o encanto peredu-se...

E principalmente aprendi uma coisa, nestas novas lojas o espírito do Natal não está lá, nem num simples embrulho isso se vê...acreditam que nem uma única loja em que eu fiz compras fez um embrulho de uma prenda à antiga, como deve ser, com fitinhas, papel de embrulho ilustrado, ou decorativo, nada!!!!!

Hoje pega-se num saco igual aos do resto do ano, espeta-se um laço, agrafa-se, e pronto, já está!!!!! Ou então num papel qualquer enfeitado com o nome da loja, dobra-se aquilo como se embrulham bolos na pastelaria e tá feito, nem fita levas!!!!!

Na árvore de Natal, ou junto ao presépio se não formos nós a tratar disso, temos uma "rebanho" de sacas com um "enxame" de publicidade e pronto!!!!

Os tempos de facto são outros...a facilidade e o comodismo dão força a estes fenómenos "paranatais".

Que desilusão!!!!
Para o ano, vou à Baixa de Coimbra espreitar e ver como é....

<