1.8.06

O Lindo Mês de Agosto...

Arranca hoje o mês de férias por execlência... não sei se existe algum estudo que diga qual a percentagem de "portugas" que escolhe o mês oito para passar as suas férias, mas algo me faz desconfiar que mais de metade acaba por ser "obrigado" a fazê-lo.
Sou de uma cidade que por natureza sempre se ressentiu deste "terrível" mês, em primeiro lugar pelas temperaturas, passar um verão em Coimbra tem esse péssimo inconveniente, a cidade é quente por Natureza, à minha memória vêm com fluência várias noites em que só na rua é que se podia estar...
Depois... é o êxodo, agora não será tanto assim, mas aqui há uns anos Coimbra era o deserto, não se via "vivalma", alguns estrangeiros, turistas cada vez menos frequentes nos dias de hoje ao que sei, de resto uma pacatez assombrosa, nem parecia a mesma cidade!!!
Faltava a juventude, faltava a alegria, sempre me pareceu que a cidade nunca se preparava para esta época estival, os fins de semana então...se já não havia movimento à semana, mal chegava a sexta-feira os resistentes deixavam prontamente de o ser, afinal, a Figueira era ali ao lado e as esplanadas, os finos e as mariscadas chamavam-nos...e a malta ia, de sorriso nos lábios pois então!!!
Agora já não será tanto assim, mas pouco mudou! Por diversos factores o Agosto continua a ser o mês mais procurado pelos nossos veraneantes, as férias escolares obrigam os pais a optar por este período, e a juventude já com os exames de Setembro na cabeça, tem de usufruir o quanto antes daqueles dias de farra e recarregar baterias...
É a já chamada "silly season"... os políticos também nos dão férias, e aí está o lado mais positivo da questão, as vedetas do nosso "jet-set" não perdem uma festança nas paregens algravias... o êxodo é mesmo completo. Por vezes pergunto-me... valerá a pena esta deserção a caminho de terras algarvias, por exemplo... a maioria dos Turistas, dos "bimbos" como os algarvios lhes chamam "carinhosamente", em vez de quebrar as rotinas diárias, repete-as, só muda o sítio... são filas no Supermercado...são filas no Multibanco... são filas para o Restaurante, é o trânsito para ir para a praia, é o estacionamento que não existe, é a fila para vir da praia...enfim, mais do mesmo mas com "outro cheiro"!!!! Para quê meu Deus!!!

Mas... alegremente lá vai o bom do "Portuga" para as merecidas férias de Agosto, eu não, como já devem ter percebdido, sou um desalinhado!!!

<