2.8.06

Festivaleiros de Música? Ou... nem por isso??


Nunca me deu para ir a festivais de Verão ou a Mega-concertos, apesar de ser um amante de música e de gostar, o suficiente, de paródia, nunca me atraíu ir a esse género de eventos...vá-se lá perceber porquê!!!
De qualquer maneira confesso que sempre me causaram uma certa admiração os verdadeiros peregrinos dos Festivais, os chamados festivaleiros! Talvez por isso sempre me interessou ler, em pormenor, as crónicas publicadas acerca dos certames, bem como as reportagens televisivas de todas as peripécias que envolvem este tipo de acontecimentos...obviamente que a opinião geral roda sempre à volta de uma ideia: são uma "cambada" de moços e moças que só pensam em Sexo, Drogas e Rock'n Roll, afinal à boa maneira dos anos 50 e 60, mas convenhamos, mal seria se esses condimentos não estivessem ligados ao fenómeno dos Festivais, só que ver tudo por esse prisma parece-me redutor ao máximo.
Vou então dar a minha perspectiva de "NÃO-FESTIVALEIRO"...parece-me claro que sem esses tais condimentos, para muitos a festa poderia ser uma "seca", mas acima de tudo parece-me estes fenómenos de massas são muito mais uma oprtunidade real para se vivererem outras experiências, conhecer pessoas diferentes e acima de tudo ganhar "calo" em termos da maturidade social! Consigo adivinhar que para muito adolescente será porventura uma das primeiras aventuras a sós fora de casa, sem pai nem mãe, guiado apenas pela sua própria cabeça! Para outros porventura acontecerá aquela desejada "primeira vez" que pode ser uma alegria ou uma decepção, mas que acima de tudo será sempre marcante para a vida..., para outros a aprimeira bebedeira e a consequente primeira ressaca, enfim...
Mas no meio de tudo isto será que o conteúdo principal dos Festivais não interessa??? Afinal onde é que entram as bandas? Os músicos sim... não estamos a falar de Festivais de Música...??? Pois... na minha opinião haverá uma enorme massa que se desloca aos festivais para ouvi-los e vê-los, mas a esmagadora maioria, nem por isso...não passam de um pretexto, obviamente que se calhar até se gosta de um ou dois, mas no geral até nem se "curte" muito o som...portanto importa mesmo é aproveitar o resto do espaço e "desbundar" com o pessoal!!!

Estarei a ver bem as coisas??? É só uma perspectiva exterior de um interessado!!!

<