8.2.06

O Borda d'Água


O almanaque "Borda d'Água" é uma das coisas que se pode dizer que fazem parte do meu imaginário e me faz recuar muitos anos até à meninice e até às ruas da baixinha de Coimbra, onde pela primeira vez vi à venda este famoso "sábio" português!

Há uns dias apareceu-me um rapaz, ainda muito jovem, com esta preciosidade, versão 2006. Propunha que eu lhe comprasse um exemplar e eu lá saquei dos euritos necessários para tal: €1.25. A crise está em todo o lado e o " Borda d'Água" não consegue fugir a ela, pelos vistos...

Depois foi o folhear desse almanaque tão curioso, onde se podem saber tantas coisas como a meteorolgia do ano inteiro, as datas mais importantes do calendário religioso, os feriados municipais, orações contra a seca e desertificação dos solos, os mapas astrais e outras preciosidades, enfim... matéria de leitura até mais não...

Fica prometido que a partir de hoje partilharei convosco algumas das informações lá presentes para que possamos todos ser conhecedores da verdadeira essência da sabdoria popular...

<