14.1.06

Por-tu-gal!!!


Ainda me pergunto porque será que os portugueses continuam a teimar que a Espanha é que é bom e tal...
O orgulho nacional anda dramaticamente ferido, mas a culpa maior é nossa, de todo aquele que é português.
Se os nossos "vizinhos espanhóis" deram o salto foi graças à sua indubitável força de vencer e de ultrapassar as dificuldades.
Nos últimos tempos tenho ouvido vezes sem conta, a título humorítico, mas que no fundo retrata o espelho do conformismo, a expressão: A culpa toda disto é do D. Afonso Henriques, tinha alguma coisa que andar a bater na mãe?!"
Deixemos lá de ser demagógicos e acomodados, não é esse o nosso passado, não é dessa raça que foram feitos os nossos heróis nacionais. Que raio, será que o país tem assim tanta falta de auto-estima, se calhar tem mesmo. No ano de 2004 até foi preciso um brasileiro puxar pelos valores do nosso patriotismo, não foi?? Pelo menos para isso serviu o futebol, mas deveríamos ter aproveitado essa "injecção" de amor à pátria para de facto sentirmos esses valores e símbolos nacionais e deles retirar forças e seguir em frente com esperança e preserverança.
Senão concluo que foi tudo "show-off"! Agitemos bandeiras e sigamos em frente, porque dos fracos não reza a história! Se não houver outros motivos aproveitemos o futebol, as eleições presidenciais, sei lá,... o que de facto simbolize de alguma forma o espírito de nação para juntos podermos com optimismo e confiança mostar que com trabalho o país até pode não se arrepender de ter nascido fruto de uma relação conflituosa entre mãe e filho!!!
Este não é um texto nacionalista é sim um texto de um filho de Portugal que apenas anda desiludido com a apatia geral...

<