5.8.06

À Mesa...mas com "Boas Maneiras"!!!


Do livro "Boas Maneiras Modernas - Manual para Grunhos", de P.J. O'Rourke retiro para já esta pérola, o que me tenho rido...

"À Mesa

Não levareis outro bocado à boca antes de engolir o anterior;
Não limpareis os dentes à toalha, guardanapo, garfo ou faca;
Não cuspireis na lareira;
Não matareis bicharada, como pulgas, piolhos e carraças, à frente das outras pessoas.


GEORGE WASHINGTON (aos quize anos)
Rules of Civility

As maneiras à mesa servem para avaliar se agimos como alarves porque somos uns pacóvios ignorantes ou se agimos como alarves porque somos modernos e divertidos. Termanieras modrnas e divertidas à mesa é uma questão de quebrar a regra na altura certa. (...)

(...)

SER ANUNCIADO

Se o jantar for oferecido por uma pessoa muito rica, ou por uma pessoa que se comporte como tal com o dinheiro dos nossos impostos, poderemos ser anunciados pelo mordomo. Dê-lhe um nome engraçado para ele dizer, tipo Sr. Menstruação. Ou então goze com ele em voz muito alta. Ele diz: Sr. Brincalhão e Sra Brincalhona e você acrescenta Com o seu cão Piloto (O Piloto pode jantar na mesa em que a anfitriã asenta as primas dela e o cunhado). (...)

(...)

CONVERSAR À MESA

O assunto de conversa mais correcto para se ter à mesa com pessoas que não sejam os nossos melhores amigos é a crítica selvagem da comida. No passado já foi considerado mau comportamento, mas isso foi nos tempos em que a comida era melhor e as pessoas também. Criticar a comida da dona da casa é hoje em dia considerado caridade cristã, comparado com aquilo que poderia estar a dizer-se sobre a própria dona da casa. (...)

(...)

BRINCAR COM A COMIDA

Brincar com a comida é a principal razão pela qual jantar em restaurantes se tornou tão popular.(...)
(...)
É fácil brincar com a comida. Existem imnesos adereços maravilhosso mesmo à mão de semear. Algum homem sobreviverá coma a alma tão adormecida que seja imune às possibilidades teatrais de um prato cheios de lulas à sevilhana? Conhecem-se até vários administradores de multinacionais e pastores peresbiterianos que têm por hábito inserir os tentáculos no nariz e fingir que o pão de alho é o Nautilus, o submarino do capitão Nemo. Mas brincar com a comida é uma activdade que tem de ser muito bem executada, ou conduz ao desastre social. (...)

(...)

Segue-se uma lista com mais algumas coisas que também pode fazer:

- Usar cascas de mexilhões como castanholas; deitar colheres de açucar na biqueira dos sapatos e executar uma dança de flamenco em cima da cadeira.
- Se toda a gente estiver a comer bifes, correr à volta da mesa e tentar reconstituir uma vaca.
- Usar qualquer ave assada inteira como dfantoche. Conseguem-se efeitos muito realistas entalando o polegar e o indicador nas cavidades das asas. Chame a atenção para a ave ter perdido a cabeça, daí não ter juízo nenhum, motivo pelo qual anda a voar à volta da mesa apertando os narizes das pessoas. (..)
(...)
- Juntar os escalopes de vitela e propor um jogo de cartas imporvisado. O molho tártaro é o trunfo.
- Usar uma ostra crua para mostrar a uma pessoa como seria um beijo na boca se ela se tivesse casado com um réptil.(...)"

Os Grunhos não sua plenitude... espero que ninguém que leia este excerto se reconheça nestas pequenas sugetsões e avance já ao jantar para a primeira experiência de "Boas Maneiras Modernas"...

O hilariante é imaginar como seria...

<