4.8.06

Paixão Académica!


Hoje falo-vos da minha, e felizmente de muitos, Briosa!!!

O período de pré-época é sempre vivido com enorme ansiedade e um mundo de esperanças volta a crescer...

Desde miúdo que assim é para mim, entre Junho e Agosto os jornais são devorados em busca de novidades, principalmente sobre novos craques que nos dêem "aquela equipa" para ganhar tudo. Aos dez, onze anos, ia até ao quiosque ao virar da esquina e folheava os desportivos, nessa altura o "guito" não dava para mais, mas não podia deixar de estar a par de tudo...

Adormecia à noite a pensar que na manhã seguinte podia haver a tal novidade...que paixão!!!

Hoje as coisas são um pouco diferentes, claro, mas o crescimento e a maturidade enquanto homem andam de mãos dadas com o crescimento da Paixão Académica!

A Briosa hoje em dia tem uma dimensão muito maior, hoje não se discute só à mesa do café, na cadeira do barbeiro ou no banco do jardim. Hoje, a discussão estabelece-se à escala planetária, a Internet é hoje o palco preferido dos académicos para pôr a sua conversa em dia... e é através da maravilha informática que todos os dias esperamos saber em primeira-mão as novidades que tanto queremos saber!!!

São já muitos os amantes da Académica que na denominada blogosfera estabelecem contacto, trocam opiniões, por vezes até acaloradamente (em demasia), enfim vivem a sua Paixão!

Que bom saber que essa paixão é comum a tantos e cada vez mais me convenço que a "Briosa", a "Académica", a "Velhinha" é tão adorada e amada...

É por isso que não acredito que a instituição esteja em perigo como alguns vão querendo fazer crer, a grandeza desta "casa" é enorme...isto não é o Salgueiros ou o Farense (com todo o respeito que me merecem), a Académica tem alma, coração e muitos, muitos amores!!! Ainda não há muito tempo estava moribunda, mas levantou-se. A crise afecta a todos, não é só a Académica, a crise da economia, a crise dos valores é à escala mundial. Os valores da Briosa somos nós, os amantes, os sócios, os amigos, esses é que lhe dão os verdadeiros valores, compete a todos velar por essa sua inigualável tradição é certo, mas compete também a todos olhar para a frente, sempre com aquele sorriso, sempre com aquela irreverência, com arrojo e com muita coragem!!!

Os desafios estão aí, construir a Academia para os nossos miúdos é um desígnio de todos, política desportiva de formação é a esperança, é a forma mais inteligente de encarar o futuro. Até lá, teremos de lutar com as armas que temos, não sejamos inocentes, a vinda de jogadores estrangeiros tão polémica é como todos devem reconhecer uma solução que a transição a isso obriga...não se trata de "bola na rede" como alguns apelidam, trata-se de sobrevivência desportiva, porque essa importa a todos, não sejamos hipócritas, ou alguém gosta de perder???? A finalidade objectiva de uma equipa de futebol é qual??? Ganhar jogos, certo....???

Eu Acredito em ti Académica!!! E nos Académicos também....

<